Do R7
As recentes declarações de Edward Snowden
sobre a espionagem praticada pelos EUA mexeu em um tema delicado para o
governo norte-americano e vem gerando uma série de revelações
The Guardian/AFP
De acordo com o jornal, em depoimento à Câmara dos Deputados em 2001, o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo de Fernando Henrique Cardoso, general Alberto Cardoso, afirmou que os Estados Unidos desenvolveram um projeto com outros países como Canadá e Alemanha, conhecido como Echelon.
Segundo um relatório do Parlamento Europeu, o projeto também era controlado pela NSA (Agência de Segurança Nacional) e tinha capacidade de interceptar mensagens de email, voz e fac-símile. Também tinham poder para invasão a França, a Itália e a Rússia.
Cansado de ajudar a CIA? Deixe o Facebook, diz ministra da Venezuela
Para Chomsky, empresas da web permitirão a governos "saber tudo" sobre internautas
Em 2008, o depoimento do engenheiro eletrônico Otávio Carlos Cunha da Silva, então diretor do Cepesc (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Informações) da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) ao Congresso confirmou que o Echelon interceptava comunicações e que não era comandado apenas por americanos, mas também por países europeus.
Silva se limitou a dizer que o Gabinete de Segurança Institucional havia estudado o projeto Echelon, que envolve uma rede de países e recursos e que toda e qualquer comunicação “que está no ar” em satélites, torres e links de micro-ondas poderia ser captada.
0 comentários:
Postar um comentário