De acordo com o jornal Fox News uma nova descoberta da Universidade de Haifa (Israel) pode comprovar a existência dos reinos bíblicos de Davi e Salomão. Um jarro encontrado com inscrições que remetem há quase 3 mil anos, considerado o mais antigo texto alfabético já encontrado na cidade histórica indicaria o reinado de Salomão, o 20º e 30º ano.
"Nós estamos falando de reis verdadeiros, e os reinos de Davi e Salomão foram um fato real", diz Gershon Galil. "A coisa mais importante é que (o jarro) nos conta que alguém naquele período sabe como escrever alguma coisa", explica.
A tradução da inscrição, segundo o professor, se dá levando em consideração o hebraico do sul, pois é a única lingua a usar dois yods (letras hebraicas) para a palavra vinho. Para ele a expressão "vinho inferior" se refere ao vinho que seria servido aos trabalhadores que construíam a cidade de Jerusalém.
Uma das dificuldades da tradução é que três letras do objeto estão incompletas. Galil as traduz como "yah-yin chah-lak", o que em hebraico significaria "vinho inferior". Caso se confirme que o hebraico era usado como lingua escrita no período de fabricação do objeto comprovaria também que os israelitas chegaram a Jerusalém antes do que se acreditava, o período que a Bíblia afirma que Salomão reinou.
Existe divergência entre os cientistas sobre o significado da inscrição, mas o professor afirma oferecer "a única tradução sensata" para o texto e ressalta que apenas a existência do objeto já é considerado de suma importância.
Fonte: Portal Fé em Jesus
0 comentários:
Postar um comentário